quarta-feira, 6 de julho de 2011

A Generosidade não precisa ter limites

Queridos que gostam de uma boa leitura. O Pr. Israel Belo de Azevedo sempre surpreende...
 
1
Você recebe um telefonema. É de um amigo que precisa estar com você para conversar.
Mas você está ocupado. Sua agenda tem mais linhas do que deveria caber.
Então, você responde:
-- Venha, meu amigo. Vamos conversar.
-- Quanto tempo eu tenho?
-- Parei tudo, cancelei tudo. Conversemos o tempo que precisarmos.
2
Seu amigo está em dificuldades. Ele conta sua história. Está endividado.
Ele não lhe pede nada. Você não tem muito, mas se compadece:
-- Meu amigo: não tenho muito, mas acho que o que tenho pode lhe ajudar. Aceita?
-- Não queria lhe incomodar, mas aceito. Como lhe pagarei?
-- Você me pagará quando puder.
-- Que juros combinamos?
-- Você me pagará como puder. Eu não sou banco.
3
Sua amiga passa por um período de muita tristeza. Está desanimada, queixosa, totalmente pra baixo. Uma conversa com ela não faz bem. Ela só tem olhos para os problemas.
Ela precisa de você. Então marcam um encontro.
Antes, ora por ela muitas vezes ao dia, antes de se encontrarem. Procura textos na Bíblia que possam ser úteis na conversa.
Então, encontram-se.
Leva um livro de presente.
Você ouve.
Você fala. Quando fala, não critica: levanta. Não recrimina: compreende. Não ensina: compartilha.
Você se aproxima.
Você abraça. Fica ao lado.
***
A generosidade se manifesta em várias circunstâncias.
Ela custa. É manifestação de graça, mas tem um preço.
Ela é possível a quem reconhece que tem sido abençoado por Deus.
Ela nasce no coração que conhece a gratidão.
Ela surge na alma que presta atenção ao outro.
Os generosos são ocupados. O tempo lhes custa, mas não se tornaram escravos dos seus compromissos, de modo a não comportar mais um, que não traga lucros, mas que perca (se dar fosse perder).
Os generosos são atentos. Sua atenção nota as necessidades, perscruta possibilidades, observa oportunidades, esforça-se em ação.
Os generosos são imprescindíveis. Não podemos viver sem eles, naquela hora em que carecemos de alguém que compartilhe conosco não o que o têm mas o que precisamos.
Felizes são os que sabem que felizes são os que distribuem o que têm.
ISRAEL BELO DE AZEVEDO
Extraído do "O Jornal Batista" Domingo 03/07/2011
 
Espero que tenha sido abençoado(a) com essa leitura. Comente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar no meu bloguinho... Deus o abençoe e o faça prosperar em toda boa Obra...